Entretenimento

Capoeira e cultura afro brasileira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que combina artes marciais, música, acrobacias e dança. A Associação Iê Capoeira, de São Gonçalo, sob direção de Moisés da Silva, o Mestre Preguiça, completa 24 anos e para comemorar vários eventos serão feitos na cidade nos dias 19 e 20 de janeiro.

Nesta sexta-feira (19), às 19h, acontece uma roda de capoeira jogada pela Associação e convidados de outros municípios e estados na Loninha Cultural Baterista José Mauro Braga de Oliveira, localizada nos fundos do Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão).

E no sábado (20), no Educandário Cecília Meirelles, no Centro de São Gonçalo, a partir das 15h, tem o batizado de membros do grupo e troca de cordas. E ainda terá apresentações de jogo de facas, jogo de navalhas e encenação de maculelê.

De acordo com o Mestre Preguiça, o objetivo é promover a interação entre os membros da Associação que atuam na cidade e também fora dela e levar a cultura da capoeira ainda mais à sociedade. "É um espetáculo. Teremos uma programação extensa. Quem quiser ver a cultura afro brasileira pode comparecer. Basta levar energia positiva para a apresentação", comentou.

Em ambos os dias, a entrada é gratuita e a classificação etária é livre.

O Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão) fica na Av. Pres. Kennedy, 721.

O Educandário Cecília Meirelles fica na Rua Dr. Nilo Peçanha, 246.

< Forró em Maricá Motorista sofre ataque epilético e invade calçadão em Copacabana <